Principais doenças

Veja os problemas mais frequentes do sistema auditivo, olfato e do paladar

Doenças que acometem o nariz

O nariz é um órgão dinâmico em seu funcionamento. É responsável pela respiração, olfato e serve como mecanismo de proteção das vias aéreas inferiores por meio da filtração, purificação e umidificação do ar. Veja alguns problemas que podem afetar o olfato.

Rinite Alérgica

A rinite alérgica é uma doença crônica da mucosa nasal que afeta crianças e adultos, diminuindo a qualidade de vida, afetando o desempenho escolar, social e mesmo profissional. A associação com outras doenças, como asma, sinusites, otites, polipose nasal e a respiração oral provoca um impacto ainda maior na saúde das crianças e adultos.

Hipertrofia Adenóide

A adenóide é uma estrutura localizada na parte mais posterior (no fundo) das fossas nasais, numa cavidade.

Sinusites

A sinusite é uma doença inflamatória e/ou infecciosa das mucosas dos seios da paranasais. Pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres sendo estes adultos, crianças ou adolescentes.

Desvio Septo Nasal

O septo nasal é uma estrutura formada por ossos e cartilagens, que divide o nariz em duas partes, a fossa nasal direita e esquerda. Ele é revestido pelo mesmo tipo de tecido que forra internamente o nariz, conhecido por mucosa nasal. Quando está torto para um dos lados, chamamos de desvio. Assim, a narina que contém o desvio torna-se mais estreita à passagem do ar, dificultando a respiração.

Hipertrofia de Cornetos Nasais

Os cornetos ou conchas inferiores são projeções ósseas alongadas e revestidas de mucosa que ficam na parede lateral. Quando essas estruturas são maiores do que o normal, obstrui o nariz e apresenta rinite alérgica.

Roncos e Apneia do Sono

O ronco é o ruído causado pela vibração do ar durante sua passagem através das estruturas das vias aéreas superiores. A Apneia do Sono é o distúrbio no qual o indivíduo sofre breves e repetidas interrupções da respiração (apneias) enquanto dorme.

Doenças que acometem a garganta

A dor de garganta é um sintoma que incomoda muito o paciente e costuma ocorrer tanto em adultos quanto em crianças. Em geral é provocada por inflamações ou infecções das amígdalas ou da faringe, quadros que chamamos de amigdalite e faringite, respectivamente.

Amigdalites

Faringite/Amigdalite é a inflamação da mucosa da faringe e das amígdalas.

Distúrbios da Deglutição

Permanência do alimento na boca, regurgitação nasal, engasgos e tosse durante a alimentação e dor.

Distúrbios da Voz

Podemos resumir os distúrbios da voz em 3 tipos: Funcionais, Orgânicas e Mistas (organo-funcionais).

Otorrinopediatria

Área da otorrinolaringologia que trata especificamente crianças.

Doenças que acometem o ouvido

O sistema auditivo é composto por um conjunto de órgãos avançados e sensíveis ao corpo humano. Sua função principal é captar sons e transmitir ao cérebro. Confira algumas doenças relacionadas ao sistema auditivo.

Otites

A otite é a existência de um processo infeccioso ou inflamatório no ouvido.

Perdas Auditivas

As perdas auditivas podem ser totais (anacusia) ou parciais.

Cerume de Ouvido

É produzido por glândulas presentes na orelha externa. Pode causar perdas auditivas temporárias de até 30 decibéis.

Labirintites

A tontura pode ser definida como uma sensação subjetiva de instabilidade, desequilíbrio ou de desorientação.

Ed. Cemed – Praça da Bíblia, 3336
Umuarama/PR – (44) 3056.6658